Ford Corcel 1: O Sedã Brasileiro Que Quase Foi Um Renault e Desafiou o Fusca

No final da década de 1960, em um mercado automobilístico dominado pelo Volkswagen Fusca e outros modelos de montadoras estrangeiras,

como a Rural, o Jeep e o Aero Willys, surge uma novidade que mudou a história dos carros nacionais.

Nas mãos da Ford, que havia recentemente adquirido a Willys Overland do Brasil, um protótipo conhecido como “Projeto M” se transformou em um dos modelos mais importantes para o mercado automotivo brasileiro: o Ford Corcel.

E quase que esse carro, tão emblemático, não saiu do papel.

Antes de ser incorporada à Ford, a Willys estava trabalhando em um projeto em colaboração com a Renault francesa.

Esse modelo, que mais tarde seria lançado na Europa como Renault 12, foi desenvolvido com forte influência dos designers brasileiros.

O “V” da grade frontal, por exemplo, é claramente inspirado nos elementos da Rural e do Aero Willys, marcas da época.

O Ford Corcel 1 representa, sem dúvida, um dos marcos na história automotiva do Brasil.

Com seu design icônico, mecânica confiável e inovação para a época, ele ajudou a estabelecer um padrão de qualidade e conforto para os veículos nacionais.