VW Fusca 1996: Clássico em Estado de Zero

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Já pensou em dar de cara com um clássico dos anos 90 totalmente novinho, como se o tempo tivesse congelado? Pois foi exatamente isso que rolou quando um VW Fusca Série Ouro 1996, praticamente sem rodar, apareceu na história! Esse achado incrível foi desenterrado pelo Reginaldo de Campinas, um dos caçadores de raridades mais famosos do Brasil.

VW Fusca 1996 / Foto: Reginaldo de Campinas
VW Fusca 1996 / Foto: Reginaldo de Campinas

Um Fusca Impecável por Quase 30 Anos

Esse Fusca, que também é chamado de Fusca Itamar, ainda tá no seu jeitinho original. Nunca passou por reforma ou restauração, e ainda tem aquele cheirinho de carro novinho de showroom. Com seu motor 1600 a gasolina, ele é um verdadeiro golfinho no mar de clássicos, mas o que o torna um tesouro mesmo é como ele foi super bem mantido.

Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas

O Fusca 1996 ainda brilha na cor prata, com seu câmbio manual e aquelas duas portas que todo mundo ama. Com o hodômetro quase zerado, ele é uma verdadeira peça de coleção, resistente ao desgaste do tempo. E olha que o preço dele no mercado passa da casa dos R$ 200 mil, uma verdadeira fortuna quando comparado ao valor médio da maioria dos modelos.

VW Fusca 1996 / Foto: Reginaldo de Campinas
VW Fusca 1996 / Foto: Reginaldo de Campinas

Ficha Técnica do Fusca 1996

Para os fãs de detalhes, aqui vai um resuminho das specs deste clássico:

  • Motor: 1600 cc a gasolina
  • Potência Máxima: 58,7 cv a 4300 rpm
  • Torque Máximo: 11,9 kgfm a 2800 rpm
  • Câmbio: Manual, 4 marchas
  • Tração: Traseira
  • Aceleração 0-100 km/h: 14,3 segundos
  • Velocidade Máxima: 140,2 km/h
  • Consumo Urbano: 8,4 km/l
  • Consumo Rodoviário: 9,7 km/l
  • Peso: 796 kg
  • Porta-malas: 141 litros
Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas

O Fusca também vem equipado com freios dianteiros a disco sólido e traseiros a tambor, que, mesmo simples, são super eficientes para o tamanho do carro.

Uma Relíquia de Valor Inestimável

Embora a Tabela FIPE de março de 2024 avalie esse modelo em cerca de R$ 50 mil, o valor emocional e histórico de um Fusca 1996 em estado original após 28 anos é inestimável. Muitos aficionados já sonham em ter uma relíquia como essa, que, além de estar preservada, representa uma das marcas mais icônicas da história automotiva.

Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas

Ficha Técnica do Volkswagen Fusca 1600 1996

Informações Gerais

  • Preço FIPE (03/24): R$ 50.628,00
  • Ano: 1996
  • Combustível: Álcool
  • Configuração: Sedã
  • Garantia: 1 ano
  • Lugares: 5
  • Portas: 2
  • Porte: Compacto
  • Procedência: Nacional
Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas

Desempenho

  • Aceleração 0-100 km/h: 14,3 s
  • Velocidade Máxima: 140,2 km/h

Motor

  • Código do motor: VW Boxer
  • Alimentação: Carburador
  • Aspiração: Natural
  • Cilindrada: 1584 cm³
  • Cilindros: 4 opostos horizontalmente
  • Comando de válvulas: No bloco, engrenagens
  • Curso do pistão: 69 mm
  • Diâmetro do cilindro: 85,5 mm
  • Disposição: Longitudinal
  • Instalação: Traseiro
  • Peso/potência: 13,6 kg/cv
  • Peso/torque: 66,9 kg/kgfm
  • Potência específica: 37,1 cv/litro
  • Potência máxima: 58,7 cv a 4300 rpm
  • Razão de compressão: 11:1
  • Torque específico: 7,5 kgfm/litro
  • Torque máximo: 11,9 kgfm a 2800 rpm
  • Tuchos: Mecânicos
  • Válvulas por cilindro: 2

Transmissão

  • Acoplamento: Embreagem monodisco a seco
  • Câmbio: Manual
  • Marchas: 4
  • Tração: Traseira

Dimensões

  • Altura: 1500 mm
  • Comprimento: 4050 mm
  • Distância entre-eixos: 2400 mm
  • Largura: 1540 mm
  • Peso: 796 kg
  • Porta-malas: 141 litros
  • Tanque de combustível: 41 litros
  • Vão livre do solo: 150 mm
VW Fusca 1996 / Foto: Reginaldo de Campinas
VW Fusca 1996 / Foto: Reginaldo de Campinas

Pneus

  • Dianteiros: 165/80 R15
  • Traseiros: 165/80 R15
  • Altura do flanco: 132 mm

Aerodinâmica

  • Área frontal (A): 1,96 m²
  • Área frontal corrigida: 0,941 m²
  • Coeficiente de arrasto (Cx): 0,48

Direção

  • Assistência: Não assistida
  • Diâmetro mínimo de giro: 11,2 m

Suspensão

  • Dianteira: Independente, braço arrastado
  • Elemento elástico: Barra de torção
  • Traseira: Independente, semi-eixo oscilante

Freios

  • Dianteiros: Disco sólido
  • Traseiros: Tambor

Autonomia

  • Rodoviária (A): 398 km
  • Urbana (A): 344 km

Consumo

  • Rodoviário (A): 9,7 km/l
  • Urbano (A): 8,4 km/l
Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas

Enfim, topar com um VW Fusca Série Ouro 1996 com 0km é como abrir uma máquina do tempo. Para os aficionados por carros clássicos e colecionadores, esse modelo é um pedaço do passado que foi preservado com todo carinho. Mal posso esperar para ver qual será o próximo achado do Reginaldo de Campinas! Uma coisa é certa: histórias desse tipo só fazem aumentar a paixão por esses carros raros e mantêm vivo o fascínio pelo Fusca.

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