Mansory Modifica o Purosangue e Cria a Ferrari Mais Polêmica da História

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A Ferrari Purosangue foi, desde o seu lançamento, um marco controverso na história da montadora italiana. A ideia de criar um SUV Ferrari foi recebida com sentimentos mistos pelos entusiastas da marca. Afinal, a Ferrari sempre foi associada a carros esportivos icônicos, conhecidos por sua elegância, performance e, acima de tudo, pela preservação de uma tradição automobilística exclusiva. No entanto, a Purosangue se mostrou um sucesso, trazendo uma nova era de performance e luxo ao mercado de SUVs de alta performance.

Mas, se a Ferrari Purosangue já gerou polêmica ao quebrar a barreira entre esportivo e SUV, a preparadora alemã Mansory decidiu levar essa controvérsia a um novo patamar. Com seu projeto batizado de Pugnator, a empresa de customização modificou drasticamente o design do Purosangue, criando um dos carros mais controversos — e talvez o mais feio — já feitos. Neste artigo, vamos explorar em detalhes as modificações que a Mansory fez, os efeitos no desempenho e como esse modelo se tornou um ícone de estilo duvidoso.

Mansory: Extravagância a Qualquer Custo

A Mansory não é uma preparadora comum. A empresa alemã é conhecida por suas modificações extravagantes e muitas vezes ousadas, que tendem a dividir opiniões. Seus projetos sempre apostam em uma combinação de design agressivo e personalização extrema, que atende a um público seleto disposto a pagar grandes somas para ter um carro absolutamente único.

No entanto, a modificação de um Ferrari sempre carrega um risco maior, principalmente porque a própria Ferrari desaprova alterações feitas em seus modelos. A montadora italiana é famosa por seu zelo com relação ao design e performance de seus carros, o que torna qualquer modificação algo próximo de uma heresia para os puristas. Mesmo assim, a Mansory não hesitou em pegar o Purosangue e transformá-lo em algo completamente diferente do que saiu de Maranello.

O Nascimento do “Pugnator”: Quando o Design Extravagante Se Excede

Batizado de Pugnator, o projeto da Mansory para o Ferrari Purosangue é uma ode ao excesso. Se você pensou que o Purosangue original era um SUV elegante e com design fluido, a versão da Mansory faz exatamente o oposto. Aqui, o que predominam são linhas retas, vincos bem marcados e um número exagerado de entradas e saídas de ar.

Modificações Externas: Um SUV de Desenho Animado

O Pugnator abandona praticamente todas as curvas suaves que caracterizavam o design original da Purosangue. A Mansory optou por um visual mais agressivo, adicionando grandes entradas de ar dianteiras, maiores e mais largas do que as do modelo original. As entradas de ar não são meramente estéticas, segundo a Mansory. Elas também ajudam a aumentar a downforce, um efeito aerodinâmico que melhora a estabilidade do carro em altas velocidades. Isso faz com que o carro fique mais “grudado” ao chão, especialmente em curvas, o que melhora a performance.

Os para-lamas foram equipados com alargadores robustos, e as portas traseiras ganharam entradas de ar falsas, algo que certamente não ajuda no desempenho, mas que adiciona um visual ainda mais chamativo ao SUV. O capô, por sua vez, é feito inteiramente de fibra de carbono, um material que ajuda a reduzir o peso do veículo, mas foi pintado em um tom de vermelho mais escuro, criando um contraste com o restante da carroceria.

Se tudo isso já parece um exagero, espere até ver as rodas. Na frente, o Pugnator ostenta rodas de 22 polegadas, enquanto na traseira, as rodas são ainda maiores, com 23 polegadas, todas forjadas e disponíveis em uma ampla gama de cores. A combinação de elementos faz com que o carro pareça algo saído de uma coleção de Hot Wheels ou de um desenho animado, ao invés de um SUV de luxo da Ferrari.

A Traseira: Aerofólio Gigante e Escapamento Chamativo

A traseira do Pugnator também não ficou intocada. O destaque vai para o grande aerofólio, que foi instalado na parte superior do carro, aumentando ainda mais a agressividade do design. Mas o que realmente chama a atenção é o novo para-choque, que recebeu difusores bem maiores do que os do modelo original, além de quatro saídas de escapamento dispostas em pares na vertical, em vez das tradicionais saídas horizontais.

O sistema de escape também foi completamente modificado. A Mansory substituiu o escapamento original por um modelo com controle de flap e conversores catalíticos esportivos, que ajudam a melhorar o som do motor e, potencialmente, sua eficiência em altas rotações.

Performance: Um Incremento Modesto no V12

Se por fora o Pugnator parece ter sido completamente transformado, o mesmo não pode ser dito de sua performance. A Mansory mexeu apenas em alguns detalhes no motor V12 de 6.5 litros do Purosangue. O motor original já entregava 725 cavalos e 72,9 kgfm de torque, mas com o remapeamento da ECU e o novo sistema de escape, esses números subiram para 755 cavalos e 74,43 kgfm de torque.

Essas melhorias certamente deixam o Pugnator um pouco mais potente, mas não o suficiente para justificar as mudanças visuais extremas. Vale lembrar que a Ferrari Purosangue original já é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 3,3 segundos, o que é um feito notável para um SUV desse tamanho e peso. A Mansory não mencionou mudanças no sistema de suspensão, o que significa que a dinâmica de direção do carro provavelmente se mantém muito próxima do modelo de fábrica.

Interior: Luxo e Personalização Sob Controle

Se o exterior do Pugnator é um tanto chocante, o interior apresenta um respiro de bom gosto. Diferente do interior bege que a Ferrari utilizou no lançamento do Purosangue, a Mansory apostou em uma cabine com couros em tom marfim combinados com detalhes em vermelho e inserções em fibra de carbono.

Os bancos e portas receberam acabamento perfurado, um toque de refinamento que acrescenta uma sensação de esportividade sem perder a sofisticação. O volante continua sendo o mesmo da versão original, mas com o logotipo da Mansory no centro, um detalhe que está espalhado por toda a cabine.

Além disso, a Mansory oferece aos seus clientes uma série de opcionais de personalização para que cada unidade do Pugnator possa ser ajustada ao gosto de seu proprietário. Isso inclui diferentes tipos de acabamento, materiais e até cores para os detalhes internos.

Quanto Custa Tudo Isso?

Agora vem a pergunta que você provavelmente está fazendo: quanto custa essa extravagância? A Mansory não divulga os preços de suas modificações, adotando uma política de “se você precisa perguntar, não pode pagar”. No entanto, sabemos que o preço da Ferrari Purosangue original já é bastante elevado, girando em torno de R$ 7,8 milhões em importadores independentes no Brasil.

Com base nos históricos de modificações da Mansory, é seguro dizer que o custo do Pugnator deve adicionar uma soma considerável ao preço original. Em projetos anteriores, modificações da Mansory em supercarros como Lamborghini, Bentley e até Rolls-Royce frequentemente aumentaram o valor final em mais de R$ 1 milhão. Portanto, não seria surpreendente se o Pugnator ultrapassasse a marca de R$ 9 milhões ou mais, dependendo das opções de personalização escolhidas.

O Legado da Mansory e do Pugnator

Gostando ou não do resultado final, o fato é que a Mansory tem um público fiel e muito específico, disposto a pagar grandes somas por carros que realmente se destacam na multidão. O Pugnator é, sem dúvida, um dos projetos mais polarizadores da empresa, capaz de gerar reações que vão desde a admiração pela ousadia até o horror estético.

No fim das contas, o Pugnator se tornou mais um capítulo na longa história da Mansory de desafiar convenções e transformar supercarros icônicos em versões ainda mais extravagantes — para o bem ou para o mal. Se você é alguém que valoriza a exclusividade a qualquer custo, então o Pugnator pode ser o carro dos seus sonhos. Mas, se você é um purista de Ferrari, talvez seja melhor olhar para o outro lado quando esse SUV cruzar o seu caminho.

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