Se você é do tipo que respira carros clássicos, sabe que o VW Fusca é praticamente uma lenda no mundo automotivo, né? Especialmente os que saíram da linha de montagem nos anos 60. Agora, se falarmos de um Fusca de 1969, todo bonitão e com as peças originais, estamos falando de uma verdadeira relíquia sobre rodas!
Esse baita tesouro foi descoberto por ninguém menos que Reginaldo de Campinas, um verdadeiro caçador de raridades sobre rodas. O cara achou um VW Fusca Verde de 1969, toda a originalidade da fábrica intacta. E acredite: apesar dos 55 anos, ele está como novo, rodando seus 30 mil quilômetros na boa. Vamos dar uma espiada nos detalhes desse clássico?
Originalidade do VW Fusca Verde 1969
Esse Fusca não é apenas bonito, mas tem uma cor verde clássica que estava bombando na época. Simples, mas super robusto, ele vem com motor 1300 e câmbio manual de 4 marchas. Essa configuração foi um dos maiores sucessos da Volks na década de 60, e até hoje continua encantando colecionadores pelo mundo afora.
Ficha Técnica do VW Fusca 1969
- Ano: 1969
- KM: 30.000
- Portas: 2
- Combustível: Gasolina
- Câmbio: Manual, 4 marchas
- Motor: 1300, VW Boxer
Esse Fusca ainda traz a clássica tração traseira e motor carburado, o que definia muito do seu desempenho, que, embora hoje possa parecer modesto, ainda encanta os amantes do automobilismo. Confira os dados:
- Potência: 46 cv a 4600 rpm
- Torque: 9 kgfm a 2800 rpm
- Aceleração 0-100 km/h: 45 segundos
- Velocidade máxima: 105 km/h
Dimensões e Consumo
Esse carrinho tem umas medidas que o tornam bem prático e funcional: 4070 mm de comprimento e pesa apenas 780 kg. O porta-malas de 141 litros, na época, era perfeito para as aventuras. E, pasme: o consumo dele ainda hoje não deixa a desejar, com uma média de 8 km/l na cidade e 12 km/l na estrada.
Desempenho Modesto, Mas Confiável
Falando em velocidade, esse Fusca Verde 1969 não é, exatamente, o que chamamos de rápido, já que leva 45 segundos para chegar aos 100 km/h. Mas não se engane: a confiabilidade dele é digna de nota! Esse carro já era conhecido por sua resistência e durabilidade em qualquer terreno, sendo um verdadeiro “coringa” na época e que ainda hoje é querido por muitos.
A Suspensão e a Dirigibilidade
Com suspensão independente na frente e semi-eixo oscilante atrás, dirigir esse clássico é uma experiência bem confortável. E os freios, que também são a tambor na frente e atrás, mostram que a segurança, na época, tinha outro conceito, mas funcionava direitinho!
Ficha Técnica – VW Fusca 1969
Desempenho
- Aceleração (0-100 km/h): 45 s
- Velocidade máxima: 105 km/h
Transmissão
- Acoplamento: Embreagem monodisco a seco
- Câmbio: Manual, 4 marchas
- Tração: Traseira
Motor
- Alimentação: Carburador
- Aspiração: Natural
- Cilindrada: 1.285 cm³
- Cilindros: 4 opostos horizontalmente (Boxer)
- Código do motor: VW Boxer
- Comando de válvulas: No bloco, engrenagens
- Curso do pistão: 69 mm
- Diâmetro do cilindro: 77 mm
- Disposição: Longitudinal, traseiro
- Razão de compressão: 6,6:1
- Potência máxima: 46 cv a 4.600 rpm
- Torque máximo: 9 kgfm a 2.800 rpm
- Potência específica: 35,8 cv/litro
- Torque específico: 7,0 kgfm/litro
- Peso/potência: 17,0 kg/cv
- Peso/torque: 86,7 kg/kgfm
- Válvulas por cilindro: 2
Dimensões
- Comprimento: 4.070 mm
- Largura: 1.540 mm
- Altura: 1.500 mm
- Distância entre-eixos: 2.400 mm
- Bitola dianteira: 1.305 mm
- Bitola traseira: 1.288 mm
- Peso: 780 kg
- Porta-malas: 141 litros
- Tanque de combustível: 41 litros
- Carga útil: 380 kg
- Vão livre do solo: 152 mm
Aerodinâmica
- Área frontal (A): 1,96 m²
- Área frontal corrigida: 0,941 m²
- Coeficiente de arrasto (Cx): 0,48
Direção
- Assistência: Não assistida
- Diâmetro mínimo de giro: 11 m
Suspensão
- Dianteira: Independente, braço arrastado, barra de torção
- Traseira: Independente, semi-eixo oscilante
Freios
- Dianteiros: Tambor
- Traseiros: Tambor
Consumo e Autonomia
- Consumo rodoviário: 12 km/l
- Consumo urbano: 8 km/l
- Autonomia rodoviária: 492 km
- Autonomia urbana: 328 km
Conclusão
O VW Fusca Verde de 1969, que o Reginaldo de Campinas encontrou, é uma joia da era de ouro da Volkswagen. Com sua originalidade e charme, esse clássico é com certeza o sonho de qualquer colecionador. Em 2024, não é só um carro; é um ícone que continua a gerando sorrisos e despertar lembranças em quem atravessa o seu caminho!