O Avenger, o primeiro SUV elétrico da Jeep, tá chegando com tudo no Brasil! Esse queridinho já conquistou a Europa e promete fazer barulho no nosso mercado, que é lotado de SUVs subcompactos disputando a atenção de todos. Então, será que o Avenger tem o que é preciso para brilhar por aqui?
Recentemente, o Thanos Pappas passou uma semaninha testando a versão top de linha, a Summit. Será que esse pequeno SUV elétrico consegue se destacar na multidão?
Estilo e Charme
Quando você vê o Avenger, a primeira coisa que nota é que ele é um SUV com um design que chama atenção. Os designers da Jeep arrasaram ao aplicar a identidade da marca em um carro mais compacto. Com linhas quadradas, para-lamas bem definidos e um toque de plásticos ao redor, ele se destaca entre tantos concorrentes mais comuns.
Os detalhes são um show à parte! Faróis de LED que dão aquele efeito sofisticado, lanternas traseiras em formato de X e várias “surpresas” na forma de pequenos detalhes, como o emblema da grade de 7 fendas escondido aqui e ali. E se você optar pela pintura Sun Yellow e rodas de 18 polegadas, o visual vai lá em cima! As versões básicas com rodas menores e cores comuns até parecem sem sal.
Com seu tamanho, ele se encaixa com facilidade em vagas apertadas nas cidades, como um verdadeiro supermini, mas ainda mantendo as vantagens de um SUV. E, claro, as características Jeep, como balanços curtos e uma altura do solo de 200 mm (7,9 polegadas), mostram que ele pode encarar uns off-roads também!
Praticidade em Alta
Ao entrar no Avenger, é como ser recebido por um painel vibrante, inspirado no Wrangler, e um cockpit supermoderno. A tela sensível ao toque de 10,25 polegadas é acompanhada de um painel digital que vai de 7 a 10,25 polegadas, embora faltem algumas opções de personalização comparadas aos concorrentes.
Pelo menos, a Jeep pensou em atalhos práticos no console central, e a compatibilidade com Android Auto e Apple CarPlay sem fio facilita a vida. O único “porém” fica pela falta de plásticos mais macios na cabine, o que deixa a sensação de qualidade um pouco a desejar.
No lado positivo, tem muito espaço para guardar as coisas. São 34 litros, segundo a Jeep, e os passageiros na frente vão encontrar três compartimentos e uma prateleira generosa ao longo do painel.
Motor e Autonomia
O Avenger surgiu como EV em 2022 e agora explodiu em variedades com opções de motor a combustão e híbridas leves, ampliando o espectro. O segredo é a arquitetura CMP/e-CMP, que dá suporte a várias belezuras da Stellantis. O modelo testado é o elétrico, mas em breve teremos as outras versões para comparação.
O motor elétrico na frente oferece até 154 cv (115 kW / 156 PS) e 260 Nm (191,8 lb-ft) de torque. No modo Sport, você sente uma aceleração bem legal, mas não espere nada tipo “quebra de pescoço” como alguns EVs mais potentes. Ah, e para carregar a bateria, se você usar um carregador AC de 11 kW, vai precisar de 5,5 horas para uma carga completa. Mas tem tipo um ganho de tempo no carregador rápido DC de 100 kW, que carrega de 20 a 80% em 24 minutos. Perfeito para aqueles dias de correria!
Comportamento na Estrada de Dar Inveja
Depois de dirigir muitos SUVs compactos da Stellantis, fiquei de boca aberta com como o chassi do Avenger se comporta. A experiência de dirigir é super confortável e, mesmo em estradas movimentadas como as de Atenas, ele se destaca pela tranquilidade e silêncio. Mesmo com as rodas de 18 polegadas da versão Summit, a suspensão lida muito bem com os buracos da estrada.
Além de tudo isso, o Avenger também se mostrou ágil, com uma dirigibilidade incrível e pouca rolagem da carroceria. A direção pode ser um pouco insensível, mas fica mais firme no modo Sport, combinando com a potência extra e uma resposta mais rápida do acelerador. Com balanços curtos e uma altura do solo generosa, ele se sai bem em obstáculos e lombadas! E a versão Summit já vem com um monte de assistência ao motorista (ADAS) que funcionou direitinho e foi fácil de configurar.
Ficha Técnica – Jeep Avenger EV
- Plataforma: e-CMP2
- Motorização: Motor elétrico único
- Potência: 154 hp (115 kW / 156 PS)
- Torque: 260 Nm (191,8 lb-ft)
- Aceleração (0-100 km/h): 9,0 segundos
- Velocidade Máxima: 150 km/h (93 mph)
Bateria e Autonomia
- Capacidade da Bateria: 54 kWh
- Autonomia (WLTP): 400 km (248 milhas)
Dimensões
- Comprimento: 4.084 mm (160,8 polegadas)
- Largura: 1.776 mm (69,9 polegadas)
- Altura: 1.528 mm (60,2 polegadas)
- Entre-eixos: 2.560 mm (100,8 polegadas)
Peso e Capacidade
- Peso: 1.536 kg (3.386 lbs)
- Capacidade do Porta-malas: 380 litros (13,4 pés cúbicos)
Fonte: Carscoops