As picapes elétricas costumam levar algumas críticas quando o assunto é puxar peso ou carregar cargas pesadas, mas a Chevy Silverado EV vem para desafiar essa ideia! Muita gente acredita que veículos elétricos são ótimos apenas quando estão leves e que sua autonomia despenca ao ter que rebocar ou carregar carga. Mas, será que essa verdade é mesmo verdadeira? Para descobrir isso, a Chevrolet Silverado EV foi testada em situações reais, com reboque e a carga máxima, para ver se ela se sai bem no trabalho duro.
Como a Silverado EV se Sai?
A Chevrolet Silverado EV utiliza uma estratégia de colocar o máximo de células de bateria embaixo do carro, garantindo uma autonomia de 724 quilômetros com a bateria cheia! E, dependendo da pista e das condições, isso pode chegar a impressionantes 804 quilômetros. Mas, e quando chega a hora de carregar peso e rebocar? Será que ela aguenta o tranco?
Especificações da Chevrolet Silverado EV 4WT
- Motor: Dois motores elétricos (um na frente, um atrás)
- Bateria: Aproximadamente 200 kW
- Autonomia estimada: 724 quilômetros
- Potência: 517 cavalos
- Torque: 615 lb-ft
- Capacidade máxima de reboque: 10.000 libras
- Carga máxima: 1.440 libras
Teste de Carga: Silverado no seu Limite
Para o teste, decidimos fazer algo audacioso: enchermos a caçamba da Silverado EV com cerca de 1.300 libras de terra – um tantinho acima do recomendado. Fomos rodar uns 50 quilômetros na estrada, bem no estilo “carregando a galera a caminho do trabalho”.
Quando estava vazia, a Silverado EV rendeu incríveis 2,0 milhas por kWh, o que dá para rodar uns 724 quilômetros. Mas, com a carga na caçamba, esse número caiu para 1,8 milhas por kWh, reduzindo a autonomia para cerca de 579 quilômetros. Essa queda de apenas 64 quilômetros é bem razoável, considerando o peso extra que ela estava levando!
Comparativo com Picapes a Gasolina
Para ter uma noção do que estamos falando, testamos algumas picapes a gasolina também. A GMC Sierra 1500 com motor V8 de 5,3 litros fez 22,6 mpg vazia e 21,8 mpg cheia. Já a versão com motor turbo de 2,7 litros ficou com 24,5 mpg vazia e 21,6 mpg cheia. A queda foi parecida com a da Silverado EV. Então, a gente pode dizer que, ao contrário do que muitos pensam, as elétricas podem se sair tão bem, ou até melhor, do que as movidas a combustão em tarefas duronas.
Desempenho com Reboque: A Silverado em Ação!
Agora, pegamos um reboque bem grandão, típico de locadora, para testar se a Silverado EV realmente se libera nessa situação. Rebocar é sempre um desafio, ainda mais na parte da aerodinâmica!
Com o reboque acoplado e a 70 mph, a eficiência da Silverado EV decepcionou um pouco, caindo para 1,2 milhas por kWh, resultando em uma autonomia de 300 milhas. Mas, ao reduzir a velocidade para 55 mph, a eficiência subiu para 1,5 milhas por kWh, o que deu uma autonomia de 375 milhas.
Comparativa com Picapes a Gasolina Rebocando
Quando comparamos com a Sierra 1500 2.7T a gasolina, a gente viu uma grande queda no consumo ao rebocar. A 70 mph, a Sierra ficou com apenas 4 mpg, enquanto a 55 mph resultou em 7 mpg, resultando em uma autonomia muito inferior à da Silverado EV.
A Silverado EV é a Nova Estrela do Rebocar?
Os resultados foram de dar uma surpresinha! A Silverado EV mostrou-se super eficiente e potente, indo além das expectativas. Mesmo com a carga máxima e um reboque grande, a picape elétrica da Chevrolet garantiu uma autonomia e uma direção suave, tudo graças ao torque instantâneo dos motores elétricos. E a regeneração de energia nas descidas? Uma mão na roda quando se fala em economia!
Se você está à procura de uma picape para encarar trabalhos pesados e tem medo da autonomia de um elétrico, a Silverado EV é sua nova aliada. Ela combina a eficiência de um motor elétrico com a força que você precisa para fazer qualquer tarefa!
Autonomia com Carga Máxima e Reboque:
Condição | Silverado EV | Sierra 1500 2.7T |
---|---|---|
Vazia (70 mph) | 2,0 mi/kWh | 24,5 mpg |
Carga Máxima (70 mph) | 1,8 mi/kWh | 21,6 mpg |
Reboque (70 mph) | 1,2 mi/kWh | 4 mpg |
Reboque (55 mph) | 1,5 mi/kWh | 7 mpg |
Então, se você está a mil por hora, precisa fazer reboques constantes ou procura uma picape robusta para trabalho duro, a Silverado EV está mais do que pronta para o desafio, muitas vezes com um desempenho melhor até do que as opções movidas a gasolina!