O Volkswagen Voyage é um ícone da indústria automobilística brasileira. Lançado em 1981 como o segundo modelo da família BX, o Voyage trouxe uma proposta inovadora ao mercado: ser um três-volumes do Gol, idealizado pela equipe do engenheiro alemão Philipp Schmidt especialmente para o Brasil. Neste artigo, vamos explorar a trajetória do Voyage 4 portas, suas características, desafios e a forma como ele conseguiu uma segunda chance no mercado brasileiro.
O Lançamento e as Primeiras Impressões
A publicidade do Voyage, que trazia um apelo emocional, ressoava com muitos brasileiros. Em um tempo onde as crianças eram frequentemente transportadas de maneira mais livre, a frase “Para abrir atrás, só as janelas” dizia tudo sobre a percepção de segurança e conforto. Apesar de suas quatro portas proporcionarem uma imagem mais robusta e acessível, o modelo enfrentou uma resistência inicial.
As quatro portas faziam com que o Voyage parecesse maior e mais baixo do que sua versão de duas portas. Embora favorecessem o embarque e desembarque, a distância entre os eixos era cerca de 11 cm menor em comparação ao Passat. Isso, aliado ao design que era considerado menos aerodinâmico, resultou em um desempenho que não encantou a todos. A velocidade máxima do Voyage era de apenas 156 km/h, e o consumo médio, embora respeitável, não era o suficiente para fazer com que ele se destacasse em um mercado competitivo.
Características Técnicas
O Voyage foi lançado com três níveis de acabamento: S, LS e GLS, todos equipados com o motor MD-270, que tinha um desempenho modesto. O motor movido a gasolina de 1,6 litro oferecia 72 cv e 81 cv quando abastecido com etanol. O câmbio manual de quatro marchas na versão LS era uma novidade, permitindo duas opções de escalonamento: a convencional e a tipo 3+E, que proporcionava uma redução no consumo de combustível.
Na prática, a versão LS do Voyage 4 portas conseguia acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 14 segundos, o que era bastante respeitável para a época. O peso do carro, que era de apenas 910 kg, contribuía para a eficiência do consumo, que girava em torno de 10,2 km/l na cidade e 12,2 km/l na estrada.
O Desvanecimento e a Reapresentação do Voyage
Apesar de suas qualidades, o Voyage 4 portas deixou de ser oferecido no Brasil em 1985. O público brasileiro ainda tinha receios sobre a segurança, especialmente no que se referia ao transporte de crianças, e as travas de segurança nas portas traseiras não foram suficientes para convencer as famílias da época.
Em contrapartida, o modelo se destacou na Argentina, onde o Voyage 4 portas foi rebatizado de Gacel. Ali, ele se tornou um marco da produção nacional, sendo o primeiro VW fabricado no país. Nos outros mercados da América Latina, o Voyage recebeu o nome de Amazon, e nos Estados Unidos foi chamado de Fox, onde passou por cerca de 2.000 modificações para atender às especificações locais.
O Retorno Triunfante
A situação começou a mudar com a popularização do Fiat Prêmio, que trouxe de volta a preferência por sedãs de quatro portas. Em 1990, o Voyage 4 portas retornou ao mercado brasileiro, agora produzido em São Bernardo do Campo. Nesta nova fase, o modelo perdeu alguns elementos de design, como os quebra-ventos nas portas dianteiras, mas ganhou um novo motor: o VW AP a gasolina de 1,8 litro e 95 cv.
Em 1991, aproveitando a abertura do mercado aos importados, a Volkswagen lançou o Voyage Special, que se destacava por ser baseado no VW Senda (um Gacel reestilizado) e por vir equipado com o motor 1.8S do Gol GTS. Essa versão era mais estilosa, equipada com rodas de liga leve, ar-condicionado e um acabamento interno exclusivo. As opções de cores eram limitadas, mas isso não impediu que o Voyage Special se tornasse um sucesso entre os consumidores.
Últimos Anos de Produção e Legado
O exemplar das fotos que ilustra este artigo é um dos últimos a serem produzidos no Brasil, em 1992. A partir de então, todo Voyage 4 portas passou a ser importado da Argentina. Durante esse período, a Volkswagen fez algumas alterações significativas no modelo, sendo a inclusão da direção hidráulica uma das mais notáveis até o encerramento da produção, que aconteceu em 1995.
Os dados técnicos do VW Voyage GL 1.8 4 portas 1992 são impressionantes:
- Motor: Diant., longitudinal, 4 cilindros em linha, 1.781 cm³, alimentado por carburador de corpo duplo.
- Potência: 88 cv a 5.200 rpm.
- Torque: 14,7 mkgf a 3.400 rpm.
- Câmbio: Manual de 5 marchas, tração dianteira.
- Carroceria: Fechada, 4 portas, 5 lugares.
- Dimensões: Comprimento: 407 cm; largura: 160 cm; altura: 135 cm; entre-eixos: 235,8 cm; porta-malas: 219 l; peso: 996 kg.
- Pneus: 175/70 SR 13.
A Nova Era do Voyage
Após um período de ausência, o Voyage retornou ao mercado em 2008, agora apenas com a configuração de quatro portas. Esse novo modelo trouxe melhorias significativas em termos de conforto, tecnologia e segurança, alinhando-se mais às expectativas dos consumidores modernos.
A Volkswagen, sempre atenta às necessidades do mercado, fez questão de manter viva a essência do Voyage, que combina conforto e praticidade, características fundamentais que sempre foram valorizadas pelos brasileiros.
Conclusão
A trajetória do Volkswagen Voyage 4 portas é um testemunho da resiliência e capacidade de adaptação da marca. Com um histórico de altos e baixos, o Voyage não apenas sobreviveu ao passar do tempo, mas também se reinventou para atender às novas demandas do mercado. Hoje, o Voyage é um modelo que traz nostalgia para muitos, e sua história continua a ser contada nas ruas do Brasil.
Esse modelo, que inicialmente não foi compreendido e aceito pelo público, provou que com determinação e inovação, é possível conquistar novamente o coração dos consumidores. O Voyage é mais do que um carro; é uma parte da história automotiva do Brasil, um verdadeiro símbolo de resistência e evolução.
Ao final, é inegável que o Voyage continua sendo um produto muito apreciado no Brasil, mostrando que a Volkswagen sempre soube se reinventar e atender às demandas de seu público, mesmo diante de desafios. Se você é um apaixonado por carros e deseja conhecer mais sobre a história e as especificidades do Voyage, não deixe de explorar as opções disponíveis no mercado, pois essa é uma verdadeira pérola da indústria automobilística.