Ícone: Preservando a Essência da Originalidade

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Se você é do tipo que respira carros clássicos, sabe que o VW Fusca é praticamente uma lenda no mundo automotivo, né? Especialmente os que saíram da linha de montagem nos anos 60. Agora, se falarmos de um Fusca de 1969, todo bonitão e com as peças originais, estamos falando de uma verdadeira relíquia sobre rodas!

VW Fusca 1969 / Foto: Reginaldo de Campinas
VW Fusca 1969 / Foto: Reginaldo de Campinas

Esse baita tesouro foi descoberto por ninguém menos que Reginaldo de Campinas, um verdadeiro caçador de raridades sobre rodas. O cara achou um VW Fusca Verde de 1969, toda a originalidade da fábrica intacta. E acredite: apesar dos 55 anos, ele está como novo, rodando seus 30 mil quilômetros na boa. Vamos dar uma espiada nos detalhes desse clássico?

VW Fusca 1969 / Foto: Reginaldo de Campinas
VW Fusca 1969 / Foto: Reginaldo de Campinas

Originalidade do VW Fusca Verde 1969

Esse Fusca não é apenas bonito, mas tem uma cor verde clássica que estava bombando na época. Simples, mas super robusto, ele vem com motor 1300 e câmbio manual de 4 marchas. Essa configuração foi um dos maiores sucessos da Volks na década de 60, e até hoje continua encantando colecionadores pelo mundo afora.

VW Fusca 1969 / Foto: Reginaldo de Campinas
VW Fusca 1969 / Foto: Reginaldo de Campinas

Ficha Técnica do VW Fusca 1969

  • Ano: 1969
  • KM: 30.000
  • Portas: 2
  • Combustível: Gasolina
  • Câmbio: Manual, 4 marchas
  • Motor: 1300, VW Boxer
Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas

Esse Fusca ainda traz a clássica tração traseira e motor carburado, o que definia muito do seu desempenho, que, embora hoje possa parecer modesto, ainda encanta os amantes do automobilismo. Confira os dados:

  • Potência: 46 cv a 4600 rpm
  • Torque: 9 kgfm a 2800 rpm
  • Aceleração 0-100 km/h: 45 segundos
  • Velocidade máxima: 105 km/h
Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas

Dimensões e Consumo

Esse carrinho tem umas medidas que o tornam bem prático e funcional: 4070 mm de comprimento e pesa apenas 780 kg. O porta-malas de 141 litros, na época, era perfeito para as aventuras. E, pasme: o consumo dele ainda hoje não deixa a desejar, com uma média de 8 km/l na cidade e 12 km/l na estrada.

Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas

Desempenho Modesto, Mas Confiável

Falando em velocidade, esse Fusca Verde 1969 não é, exatamente, o que chamamos de rápido, já que leva 45 segundos para chegar aos 100 km/h. Mas não se engane: a confiabilidade dele é digna de nota! Esse carro já era conhecido por sua resistência e durabilidade em qualquer terreno, sendo um verdadeiro “coringa” na época e que ainda hoje é querido por muitos.

Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas

A Suspensão e a Dirigibilidade

Com suspensão independente na frente e semi-eixo oscilante atrás, dirigir esse clássico é uma experiência bem confortável. E os freios, que também são a tambor na frente e atrás, mostram que a segurança, na época, tinha outro conceito, mas funcionava direitinho!

Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas

Ficha Técnica – VW Fusca 1969

Desempenho

  • Aceleração (0-100 km/h): 45 s
  • Velocidade máxima: 105 km/h

Transmissão

  • Acoplamento: Embreagem monodisco a seco
  • Câmbio: Manual, 4 marchas
  • Tração: Traseira

Motor

  • Alimentação: Carburador
  • Aspiração: Natural
  • Cilindrada: 1.285 cm³
  • Cilindros: 4 opostos horizontalmente (Boxer)
  • Código do motor: VW Boxer
  • Comando de válvulas: No bloco, engrenagens
  • Curso do pistão: 69 mm
  • Diâmetro do cilindro: 77 mm
  • Disposição: Longitudinal, traseiro
  • Razão de compressão: 6,6:1
  • Potência máxima: 46 cv a 4.600 rpm
  • Torque máximo: 9 kgfm a 2.800 rpm
  • Potência específica: 35,8 cv/litro
  • Torque específico: 7,0 kgfm/litro
  • Peso/potência: 17,0 kg/cv
  • Peso/torque: 86,7 kg/kgfm
  • Válvulas por cilindro: 2

Dimensões

  • Comprimento: 4.070 mm
  • Largura: 1.540 mm
  • Altura: 1.500 mm
  • Distância entre-eixos: 2.400 mm
  • Bitola dianteira: 1.305 mm
  • Bitola traseira: 1.288 mm
  • Peso: 780 kg
  • Porta-malas: 141 litros
  • Tanque de combustível: 41 litros
  • Carga útil: 380 kg
  • Vão livre do solo: 152 mm

Aerodinâmica

  • Área frontal (A): 1,96 m²
  • Área frontal corrigida: 0,941 m²
  • Coeficiente de arrasto (Cx): 0,48

Direção

  • Assistência: Não assistida
  • Diâmetro mínimo de giro: 11 m

Suspensão

  • Dianteira: Independente, braço arrastado, barra de torção
  • Traseira: Independente, semi-eixo oscilante

Freios

  • Dianteiros: Tambor
  • Traseiros: Tambor

Consumo e Autonomia

  • Consumo rodoviário: 12 km/l
  • Consumo urbano: 8 km/l
  • Autonomia rodoviária: 492 km
  • Autonomia urbana: 328 km

Conclusão

O VW Fusca Verde de 1969, que o Reginaldo de Campinas encontrou, é uma joia da era de ouro da Volkswagen. Com sua originalidade e charme, esse clássico é com certeza o sonho de qualquer colecionador. Em 2024, não é só um carro; é um ícone que continua a gerando sorrisos e despertar lembranças em quem atravessa o seu caminho!

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