Você não vai acreditar no que rolou: um Fiat Uno Mille 1.0, que parecia ter saído da fábrica ontem, foi vendido por mais de R$ 100 mil em 2024! Isso mesmo, o carro ficou guardadinho por 34 anos e virou a sensação no Encontro Brasileiro de Autos Antigos de Águas de Lindóia no mês passado.
Um Fiat Uno como novo após 34 anos
Esse Fiat Uno Mille 1990/1991 na cor vermelha tinha apenas 65 km no contador quando foi vendido. O carro foi leiloado por Reginaldo de Campinas, um verdadeiro caçador de raridades, para um colecionador no interior de São Paulo. A originalidade desse hatch, que nunca foi emplacado e ainda com todos os plásticos protetores, ajudou a inflacionar seu preço!
A história incrível do Fiat Uno
A história desse Uno é digna de filme. O primeiro dono ganhou o carro em um bingo, mas como não sabia dirigir, o coitado deixou o carro lá, só ocupando espaço na garagem em Colatina, Espírito Santo. Depois de mais de 30 anos encalhado, o carro foi repassado para um novo dono, que confiou a missão a Reginaldo de encontrar um comprador em Águas de Lindóia.
O que faz esse Uno valer tanto?
Com sua originalidade intacta e praticamente zero-quilômetro, esse Fiat Uno virou um poster dos valores que a história e a preservação podem dar a um carrinho clássico. Ele é a prova de que às vezes o que importa é a jornada, não a quilometragem!
Ficha Técnica – Fiat Uno Mille 1991
Desempenho
- Aceleração 0-100 km/h: 18,3 s
- Velocidade máxima: 142 km/h
Transmissão
- Acoplamento: Embreagem monodisco a seco
- Câmbio: Manual
- Código do câmbio: C506
- Marchas: 5
- Tração: Dianteira
Motor
- Alimentação: Carburador
- Aspiração: Natural
- Cilindrada: 994 cm³
- Cilindros: 4 em linha
- Código do motor: Fiasa
- Comando de válvulas: Único no cabeçote, correia dentada
- Curso do pistão: 54,8 mm
- Diâmetro do cilindro: 76 mm
- Disposição: Transversal
- Instalação: Dianteiro
- Peso/potência: 14,7 kg/cv
- Peso/torque: 103,6 kg/kgfm
- Potência específica: 54,7 cv/litro
- Potência máxima: 54,4 cv a 5750 rpm
- Razão de compressão: 8,6:1
- Torque específico: 7,7 kgfm/litro
- Torque máximo: 7,7 kgfm a 2750 rpm
- Tuchos: Mecânicos
- Válvulas por cilindro: 2
Dimensões
- Altura: 1445 mm
- Bitola dianteira: 1337 mm
- Bitola traseira: 1362 mm
- Carga útil: 400 kg
- Comprimento: 3644 mm
- Distância entre-eixos: 2361 mm
- Largura: 1548 mm
- Peso: 798 kg
- Porta-malas: 290 litros
- Tanque de combustível: 55 litros
- Vão livre do solo: 139 mm
Pneus
- Altura do flanco: 116 mm
- Dianteiros: 145/80 R13
- Traseiros: 145/80 R13
- Estepe: 145/80 R13
Aerodinâmica
- Área frontal (A): 1,9 m²
- Área frontal corrigida: 0,684 m²
- Coeficiente de arrasto (Cx): 0,36
Direção
- Assistência: Não assistida
- Diâmetro mínimo de giro: 10,4 m
Suspensão
- Dianteira: Independente, McPherson
- Elemento elástico traseiro: Feixe de molas semielípticas
- Traseira: Independente, McPherson
Freios
- Dianteiros: Disco sólido
- Traseiros: Tambor
Autonomia
- Rodoviária (G): 853 km
- Urbana (G): 649 km
Consumo
- Rodoviário (G): 15,5 km/l
- Urbano (G): 11,8 km/l