Quando Carlos Tavares assumiu o comando do Grupo Stellantis, muitos se perguntaram sobre o futuro das marcas que pareciam estar à beira da extinção. Ninguém esperava que marcas como a Lancia, que há anos estava em estado vegetativo, voltasse a ter um papel significativo no cenário automobilístico. O renascimento da Lancia começa com o novo Ypsilon, um carro que não é apenas mais um modelo, mas sim um símbolo de um novo capítulo para a marca italiana. Neste artigo, vamos explorar em detalhes as características do novo Lancia Ypsilon, suas semelhanças com o Peugeot 208, e como ele se destaca no mercado.
O Retorno da Lancia
Historicamente, a Lancia teve um desempenho significativo no mercado europeu, vendendo cerca de 300.000 unidades por ano no início dos anos 1990. Contudo, esse número caiu drasticamente para cerca de 100.000 no início dos anos 2000. Desde 2017, a marca manteve apenas o modelo Ypsilon disponível, focando no mercado italiano. O desafio era reerguer a marca e trazer de volta a identidade que a fez famosa. Em 2021, Tavares e Luca Napolitano, o novo CEO da Lancia, decidiram que o Ypsilon seria o carro que representaria esse renascimento.
Uma Edição Limitada
O novo Ypsilon foi lançado inicialmente em uma edição limitada de 1.906 unidades, uma referência ao ano de fundação da marca. Essa edição, chamada Cassina, é exclusivamente elétrica. Para aqueles que esperam por uma versão híbrida, a boa notícia é que, até o final do ano, uma variante híbrida leve será disponibilizada.
Design e Plataforma
O novo Ypsilon utiliza a plataforma CMP (com o prefixo “e” para as versões elétricas), a mesma que é utilizada em outros modelos compactos do grupo, como o Peugeot 208, Opel Corsa, e Citroën C3. O design do Ypsilon é marcante e reflete a tradição da marca, com uma traseira que se destaca, apresentando lanternas redondas elevadas que garantem sua visibilidade tanto de dia quanto à noite. A frente do carro também chama atenção, com uma máscara negra que se destaca acima dos faróis.
Interior do Ypsilon
No interior, o Ypsilon apresenta um esforço notável de diferenciação, embora muitos componentes sejam familiares para quem já teve a experiência de dirigir outros modelos do grupo. As duas telas digitais de 10,25 polegadas estão lado a lado: uma para a instrumentação e a outra para a central multimídia. O destaque é o novo sistema S.A.L.A. (Sound Air Light Augmentation), que combina funções de som, climatização e iluminação, tudo personalizável e com comandos de voz. A Stellantis já anunciou planos para incorporar a inteligência artificial ChatGPT no sistema em uma atualização futura.
Porém, algumas críticas são dirigidas ao design da mesa abaixo da central multimídia, que, embora ofereça espaço para objetos como celulares e chaves, não tem um revestimento suave. Isso pode resultar em ruídos indesejados durante a condução. Apenas a parte destinada ao carregamento do celular possui um material emborrachado. Os bancos, revestidos com um material semelhante à camurça, são confortáveis, mas podem esquentar bastante em dias quentes.
Espaço Interno e Conforto
Embora o acesso aos bancos traseiros não seja dos mais amplos, dois adultos com 1,85 metro de altura ainda terão espaço suficiente em comprimento e altura. Contudo, o espaço limitado de 125 cm de largura no banco traseiro pode dificultar a acomodação de um terceiro ocupante, especialmente devido ao túnel central volumoso.
O porta-malas do Ypsilon acomoda 309 litros na versão elétrica, um volume semelhante ao encontrado no Peugeot e-208 e no Opel Corsa Electric. Para a versão híbrida leve, o espaço aumenta para 352 litros.
Desempenho e Condução
O teste do novo Ypsilon elétrico foi realizado na região de Turim, onde os engenheiros italianos calibraram a suspensão para oferecer um equilíbrio entre estabilidade e conforto, utilizando um eixo rígido na traseira. Eles também aumentaram as bitolas em 2,4 cm em relação ao Peugeot 208 e ao Opel Corsa, resultando em uma direção mais precisa e rápida.
Motor e Aceleração
O motor elétrico dianteiro fornece um desempenho de 156 cv e 26,5 kgfm, que é o mesmo motor utilizado em outros modelos do grupo. Esse motor se destaca em ambientes urbanos, oferecendo acelerações e retomadas satisfatórias. A velocidade máxima é limitada a 150 km/h, um ponto que pode parecer restritivo, mas está alinhado com a proposta de eficiência do modelo.
O Ypsilon oferece diferentes modos de condução: no modo Sport, os 156 cv estão totalmente disponíveis; no modo Eco, a potência é reduzida para 109 cv; e no modo Normal, temos 136 cv. Uma característica interessante é a regeneração residual ao soltar o pedal do acelerador, que pode ser aumentada ao pressionar o botão “B” no seletor de transmissão. Contudo, o carro não conta com o sistema one pedal drive, que permite ao motorista imobilizar o carro totalmente apenas com a frenagem regenerativa.
Isolamento Acústico e Conforto
Um dos aspectos que mais impressiona no Ypsilon é o isolamento acústico, resultado do uso de materiais fonoabsorventes no capô, portas e caixa de rodas. Isso contribui para uma experiência de condução mais tranquila, mesmo em velocidades mais altas.
Preços e Perspectivas Futuras
A edição limitada Cassina do Ypsilon tem um preço sugerido de 40.000 euros, o que equivale a aproximadamente R$ 245.000. Este valor pode parecer elevado, mas considerando o posicionamento de mercado e o foco em um público que busca luxo e sofisticação, pode ser visto como um investimento.
Com o relançamento do Ypsilon, a Lancia planeja reviver outros modelos icônicos, como o Gamma, em 2026, e o Delta, em 2028. A meta da marca é ter toda a linha 100% elétrica até 2035. Apesar disso, a Stellantis não tem planos de trazer a Lancia de volta ao Brasil, embora a marca tenha intenção de retomar sua tradição no rali com o Ypsilon Rally4 HF, equipado com um motor 1.2 turbo de três cilindros, que gera 212 cv.
Conclusão
O novo Lancia Ypsilon é mais do que apenas um carro; é um símbolo de renascimento para uma marca que há muito tempo estava adormecida. Com seu design distinto, tecnologia avançada e um foco em conforto e sofisticação, ele se destaca como um Peugeot 208 com um toque de personalidade e luxo. Embora a Lancia ainda não esteja disponível no Brasil, o Ypsilon pode ser uma fonte de inspiração para outros modelos no mercado, trazendo à tona a identidade única da marca. Se você está em busca de um carro elétrico que combine tradição com modernidade, o novo Ypsilon pode ser a escolha perfeita.