Picape Elétrica Maxus eTerron 9: A Nova Ameaça para a Toyota Hilux

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O mercado de picapes elétricas está em constante evolução, e cada vez mais modelos estão surgindo para atender às demandas de consumidores que buscam sustentabilidade, eficiência e tecnologia avançada. Nesse cenário, a Maxus, uma subsidiária da SAIC, empresa chinesa de veículos comerciais, apresentou ao mundo seu mais novo modelo: a Maxus eTerron 9, uma picape média elétrica com tração nas quatro rodas, que promete entregar mais do que suas concorrentes movidas a combustíveis fósseis. Neste artigo, vamos explorar todos os detalhes deste modelo inovador e como ele se posiciona frente aos grandes nomes do mercado, como Toyota, Nissan, Ford e Mitsubishi.

Um Novo Patamar para Picapes Elétricas

A Maxus eTerron 9 foi apresentada durante a feira de transportes IAA em Hannover, na Alemanha, um dos maiores eventos de veículos comerciais do mundo. A marca, que já vende na Europa o modelo T90EV, uma picape elétrica com tração traseira, eleva o jogo ao introduzir a eTerron 9, equipada com dois motores elétricos, um na frente e outro na traseira, garantindo tração integral. Com isso, a eTerron 9 promete oferecer desempenho superior aos concorrentes e estabelecer novos padrões no segmento de picapes elétricas.

Dimensões e Potência Impressionantes

A Maxus eTerron 9 se destaca não apenas por ser uma picape totalmente elétrica, mas também por suas dimensões robustas. Com 5,34 metros de comprimento, 2 metros de largura e 1,87 metros de altura, o modelo é um pouco maior do que concorrentes consagrados, como a Toyota Hilux e a Ford Ranger. Essa diferença de tamanho reflete o propósito do veículo de ser uma picape robusta e versátil, capaz de enfrentar qualquer tipo de terreno e necessidade de trabalho ou lazer.

A potência também não decepciona. A eTerron 9 vem equipada com dois motores elétricos que, juntos, entregam uma potência combinada de 436 cavalos. Isso coloca a picape em um patamar de desempenho que muitos veículos movidos a combustão não conseguem alcançar, especialmente considerando a entrega de torque instantâneo característica dos motores elétricos. Esses motores são alimentados por uma bateria de lítio-ferro-fosfato (LFP) de 102 kWh, que oferece uma autonomia estimada de 430 km com uma carga completa. Esse nível de autonomia coloca a eTerron 9 como uma forte concorrente no mercado europeu, onde a demanda por veículos elétricos está em constante crescimento.

Desempenho de Carregamento

Além da autonomia robusta, a Maxus eTerron 9 se destaca pelo tempo de carregamento rápido. Com um carregador rápido de pico de 115 kW, a bateria pode ser recarregada de 20% a 80% em apenas 40 minutos. Isso é uma vantagem considerável para quem precisa de uma picape elétrica que possa ser usada para trabalho pesado e que necessita de carregamentos rápidos e eficientes. Esse tempo de carregamento torna a eTerron 9 extremamente prática para longas jornadas ou para quem precisa reabastecer a energia durante o expediente.

Outro recurso interessante é a funcionalidade de Veículo para Carga (V2L), que permite utilizar a energia da bateria de alta tensão do carro para alimentar outros dispositivos. Com tomadas de 2,2 kW e 6,6 kW, você pode usar a eTerron 9 para carregar equipamentos, ferramentas ou até mesmo outros veículos, o que é um diferencial impressionante no segmento de picapes.

Comparação com Rivais de Combustão

No mercado europeu, picapes de marcas renomadas como Toyota, Nissan, Ford e Mitsubishi ainda dominam, mas não oferecem um equivalente elétrico direto ao Maxus eTerron 9. A Ford, por exemplo, vende a F-150 Lightning, uma picape elétrica de grande porte, mas que só está disponível em países como Noruega e Suíça. A Toyota anunciou que sua popular Hilux ganhará uma versão elétrica até o final de 2025, mas até lá, a eTerron 9 não terá uma rival direta. Além disso, a Isuzu também está se preparando para lançar uma versão elétrica do D-Max, mas, por enquanto, a Maxus é uma das poucas que já tem um modelo pronto para conquistar o mercado.

O que diferencia o eTerron 9 de seus concorrentes é a combinação de potência e tecnologia com uma pegada ecológica. A capacidade de rebocar até 3.500 kg coloca a eTerron 9 no mesmo patamar das picapes movidas a diesel e gasolina. Porém, há uma desvantagem: sua capacidade de carga útil é de apenas 620 kg, bem abaixo dos 1.000 kg que suas concorrentes costumam oferecer. No entanto, essa limitação pode ser compensada pelo fato de ser uma picape elétrica, oferecendo economia em combustíveis e menores custos de manutenção.

Design Interno e Conforto

No interior, a Maxus eTerron 9 também impressiona. A cabine é equipada com duas telas horizontais que comandam o sistema de infotainment e o painel de instrumentos. O acabamento em couro de dois tons e o console central flutuante trazem uma sensação de sofisticação e modernidade. Além disso, o volante de dois raios reforça o design elegante, sem perder o caráter utilitário da picape.

O motorista tem à disposição um assento com ajuste elétrico em oito posições, com ventilação e massagem, garantindo o máximo de conforto mesmo em viagens longas ou em trabalhos mais intensos. Outro diferencial é que os dois assentos dianteiros podem ser rebatidos para criar uma superfície para dormir de 1,70 metro de comprimento, um recurso que certamente agradará a quem utiliza a picape para longas viagens ou para descanso em campo.

Suspensão Pneumática e Capacidade de Carga

A Maxus eTerron 9 também está equipada com uma suspensão pneumática adaptativa, que ajusta automaticamente a altura do veículo em velocidades mais altas, melhorando a aerodinâmica e, consequentemente, a autonomia em rodovias. Este sistema também permite que o motorista abaixe a traseira em até 5,8 centímetros quando parado, facilitando o carregamento e descarregamento da caçamba.

Falando em caçamba, o comprimento é de 2,40 metros, proporcionando um bom espaço para carga, apesar da capacidade útil limitada de 620 kg. No entanto, algo que realmente diferencia a eTerron 9 é o porta-malas dianteiro, ou frunk, que oferece 235 litros de espaço adicional, uma funcionalidade que seus rivais movidos a combustão não podem oferecer.

Quando e Onde Comprar?

As vendas da Maxus eTerron 9 estão previstas para começar já no próximo mês, com as primeiras entregas agendadas para janeiro de 2025. Isso significa que, em breve, essa picape elétrica estará disponível em mercados europeus, com grandes chances de atrair consumidores que buscam uma solução sustentável e eficiente para suas necessidades de transporte e trabalho.

Conclusão

A Maxus eTerron 9 representa um passo ousado para o futuro das picapes elétricas, oferecendo um pacote completo de potência, tecnologia e sustentabilidade. Com recursos avançados, como a suspensão pneumática adaptativa, o porta-malas dianteiro e a capacidade de rebocar 3.500 kg, a eTerron 9 se posiciona como uma forte concorrente no mercado europeu.

Se você está à procura de uma picape que combine desempenho robusto com eficiência elétrica, o Maxus eTerron 9 pode ser exatamente o que você precisa. O futuro das picapes está cada vez mais elétrico, e a Maxus está na linha de frente dessa transformação.

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